segunda-feira, 16 de maio de 2016

Tarefa 3 do Projeto Wikipédia: contribuir com outra plataforma da Wikimedia Foundation

A proposta da terceira tarefa do Projeto Wikipédia é a apropriação das outras tecnologias que fazem parte da Wikimedia Foundation, além da Wikipédia.

Fazem parte dos projetos irmãos da Wikipédia -- ou seja, são tecnologias em que podem mexer:

  • Wikiquote: um projeto para produzir uma coleção de citações com referências, incluindo citações de pessoas proeminentes, livros, filmes e provérbios. Aqui e instruções de como editar aqui.
  • Wikcionário: um projeto para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia. Aqui e índice de ajuda aqui
  • Wikinotícias: um repositório participativo e colaborativo de produção de notícias. Aqui e instruções de como colaborar aqui. Talvez seja muito esforço produzir uma notícia nova, por mais que os incentive a fazê-los, mas há a possibilidade de colaborar com a revisão de artigos já existentes.
  • Wikilivros: uma comunidade que desenvolve colaborativamente livros, apostilas, manuais e outros textos. Aqui. Há uma lista de possíveis contribuições aqui.
  • Wikivoyage: um guia de viagens livre e colaborativo. Aqui. Há uma lista de tarefas que precisam de colaboração aqui.

Há outros projetos vinculados à Wikimedia Foundation, mas pareceram-me a princípio menos interessantes para nosso trabalho. Há uma lista completa aqui. Se você quiser contribuir com um dos projetos que não estão listados aqui, por favor, escreva-me um correio eletrônico (japeschanski@casperlibero.edu.br) e podemos discutir essa possibilidade. Não está autorizada a contribuição no Wikimedia Commons, com o qual já trabalhamos.

A proposta aqui é que livremente você escolha onde e como contribuir. Não há um tema pré-estipulado; não há uma instrução de tarefa específica. A decisão é sua, o que traz a vantagem da liberdade de escolha, mas também a desvantagem da liberdade de escolha. De todo modo, se estiver em dúvida sobre o que fazer leia com atenção o material disponível nos próprios sites do projeto com o qual espera contribuir e, se achar necessário, escreva-me por correio eletrônico.

A realização desta tarefa equivale a no máximo um ponto e meio dos 7,5 pontos totais que serão dados ao Projeto Wikipédia no segundo bimestre. O prazo para a realização é 24-25 de maio. A nota do segundo bimestre é dividida em 7,5 para o Projeto Wikipédia e 2,5 para uma prova final.

Por favor, siga com atenção as instruções de controle da contribuição abaixo, senão não terei como ter certeza de que você efetivamente fez o trabalho:

  1. Esteja logad@! É só quando você está com sua autenticação feita que consigo identificar sua contribuição. (É o mesmo nome de usuário que vocês usaram na Wikipédia.)
  2. Leia o material disponível relativo ao projeto em que decidiu colaborar e siga as regras de edição da Wikimedia Foundation, especialmente no que diz respeito a direitos de autor.
  3. Treine um pouco em sua página de testes antes de publicar sua contribuição.
  4. Quando tiver feito sua contribuição, você precisa necessariamente inserir o link de sua contribuição na página do GoogleDoc de sua turma, na linha de seu nome de usuário. Os links para a página do GoogleDoc são: 3RTVA e 3RTVC. Para achar o link de sua contribuição, esteja logad@ e aparecerá no menu superior da página o link Contribuições, onde, quando clicar, aparecerá tudo o que tiver feito no site em questão. (Veja ilustração abaixo.)

Cópia de links que aparecem quando se está logado num dos sites da Wikimedia Foundation. Você precisa entrar no link "Contribuições" e, daí, copiar e colar na página do GoogleDoc o endereço que aparece.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato comigo pela página de discussão de nossa disciplina na Wikipédia, aqui. Responderei apenas por lá. Por favor, sempre coloque seu nome de usuário na mensagem que me escrever -- quando for relacionada ao Projeto Wikipédia -- para que eu te identifique mais facilmente. Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário