segunda-feira, 23 de maio de 2016

Tarefa 4 do Projeto Wikipédia: criação de novos verbetes sobre eleições municipais em 2012

INTRODUÇÃO


A primeira grande tarefa do Projeto Wikipédia dos estudantes do terceiro ano de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, disciplina de Ciência Política, 2016, propõe-se a fazer um conjunto de contribuições à enciclopédia eletrônica Wikipédia, com a produção de material confiável e de boa qualidade "enciclopédica" sobre eleições municipais em 2012, especialmente no estado de São Paulo.

O trabalho deu-se a partir de uma sequência de atividades durante o primeiro semestre de 2016, em que, ao mesmo tempo, houve uma apropriação progressiva dos estudantes em relação às ferramentas wiki e uma série de atividades de contribuições pontuais em verbetes da Wikipédia e projetos irmãos da enciclopédia sobre os temas de interesse. O Projeto Wikipédia foi a principal avaliação do segundo bimestre da disciplina de Ciência Política, na Cásper Líbero.

Agradeço aos estudantes do terceiro ano de RTV da Cásper Líbero por sua dedicação nessa empreitada. Agradeço a Célio Costa, que integra as comunidades que sustentam as tecnologias com as quais trabalhamos. Agradeço de maneira mais geral ao Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil. 

Para um relato mais extenso do Projeto Wikipédia, entre aqui.


INSTRUÇÕES


A proposta da tarefa final do Projeto Wikipédia é a contribuição efetiva na Wikipédia, com ou a produção de verbetes novos. No geral, cada estudante ficou responsável por um verbete. A ideia é que no geral o estudante "adote" o verbete do qual ficou responsável e acompanhe, mesmo depois do curso, se o conteúdo não sofreu alterações ruins e continue melhorando as informações que estão postadas. A temática é, de maneira ampla, as eleições municipais em 2012 e, de maneira específica, as eleições municipais no estado de São Paulo em 2012. O recorte ficou a critério do professor.

Esta tarefa do Projeto Wikipédia equivale à maior fatia da nota do segundo bimestre de 2016. A pontuação máxima da tarefa é 3. Sua nota irá de 0 a 3, a depender se fez o trabalho e quão bem o fez. A nota dessa tarefa será somada à das duas outras tarefas do Projeto Wikipédia do segundo bimestre e da prova bimestral.

O prazo máximo para a realização da tarefa final do Projeto Wikipédia é 7-8 de junho. O prazo é improrrogável, assim que a recomendação é que o estudante se organize de tal modo a cumpri-lo. Não serão considerados trabalhos feitos após o prazo; isso não é negociável.

Faça todas as suas contribuições estando logad@!


VERBETES DESIGNADOS


A lista dos verbetes e do estudante que ficou responsável por ele está aqui. A designação dos verbetes foi de responsabilidade do próprio estudante. 


RESULTADO ESPERADO E NOTA


Haverá cinco notas possíveis.

  • Não pontuará o estudante que não fizer o trabalho até o prazo máximo, improrrogável.
  • Tirará 0,5 sobre três o estudante que fizer uma contribuição considerada apenas mínima.
  • Tirará 1,5 sobre três o estudante que fizer uma contribuição considerada média.
  • Tirará 2,0 sobre três o estudante que fizer uma contribuição considerada boa.
  • Tirará 3,0 sobre três o estudante que fizer uma contribuição considerada ótima.

Em verbetes não existentes, ou seja, criados do zero, será considerada uma contribuição mínima aquela em que, criada a página, forem inseridas menos de dez linhas de conteúdo, não houver referências, não houver evidência de pesquisa, não houver cuidado com o uso da linguagem enciclopédica. Abaixo um exemplo de uma contribuição mínima, a página da Eleição municipal em Sananduva em 2012 tal qual estava na Wikipédia em 22 de abril.

Em verbetes não existentes, será considerada uma contribuição média aquela em que, quando criada a página, forem inseridas entre dez e vinte linhas de conteúdo, com referências e alguma evidência de pesquisa e alguma preocupação com a linguagem enciclopédica e a facilitação da leitura por usuários da Wikipédia, como a criação de ferramentas de identificação e vários links para outros verbetes e um esforço de categorizar a contribuição. Um exemplo de uma contribuição média, a página de Eleição municipal de Manaus em 2012 tal qual estava na Wikipédia em 22 de abril.

Em verbetes não existentes, será considerada uma contribuição boa aquela que fizer pelo menos vinte linhas de contribuição, com referências, indícios de que houve pesquisa, preocupação com a linguagem enciclopédica e a facilitação da leitura pelo usuário da Wikipédia (links, títulos, categorias, ferramentas para ajudar na identificação da pessoa etc.), mas em que houve problemas na realização e na qualidade do verbete. Um verbete considerado ótimo é basicamente um verbete bom sem os problemas de realização e qualidade.

O verbete a ser usado de modelo é Eleição municipal de Bauru em 2012. Quem realizar um trabalho equivalente tirará nota máxima.

O link a seguir da própria Wikipédia pode ser útil para identificar aquilo que efetivamente têm de fazer: aqui. São as diretrizes para criar um "verbete perfeito", que é nosso objetivo.


Vale notar que avaliar um trabalho desse tipo sempre vai ter um aspecto grande subjetivo, por mais que as indicações acima sirvam de base para uma avaliação mais objetiva. Não há um barema possível, não há uma resposta única esperada -- cada caso será avaliado dentro da situação do caso. De todo modo, fica a dica de que, se quiser tirar uma nota alta, mire uma contribuição ótima.

Não se esqueça de estar logad@!!!


ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA A CONTRIBUIÇÃO


  1. Esteja logad@! Você fazer sua contribuição com seu nome de usuário é a única maneira que tenho de reconhecer que você de fato fez o trabalho. Se não estiver logad@, porque não poderei identificar seu trabalho, você não pontuará. Também verifique se seus dados no GoogleDoc estão OK: RA, nome de usuário e página de contribuição.
  2. Leia os tutoriais de edição da Wikipédia, disponibilizados aqui, e treine na sua página de testes antes de fazer sua contribuição na página oficial.
  3. Não hesite em entrar em contato comigo. Estarei amplamente disponível. Meu email, se você ainda não o anotou, é: japeschanski_at_casperlibero.edu.br . 
  4. É praxe na Wikipédia inserir no fim dos verbetes um título "Ver também", com sugestões de links de dentro da própria enciclopédia.
  5. Na maior parte dos verbetes sobre eleições, há a expectativa de serem colocados resultados em tabelas. Veja como isso foi feito e copie o formato, corrigindo o conteúdo.
  6. Vigie a página. Quando tiver feito sua contribuição, assinale a opção de "Vigiar página". É comum que novas páginas ou contribuições grandes na enciclopédia levem a intervenções de editores mais frequentes e, até para preservar seu trabalho, verifique que não há edições ruins e acompanhe a evolução de seu verbete. Se tiver algum problema com um usuário "mais experiente", entre em contato comigo, pois posso ajudar a resolver eventual querela.
  7. Na página de discussão do verbete no qual você está mexendo (o botão "Discussão" aparece do lado esquerdo superior, ao lado do botão "Artigo", no verbete), explique que a edição desse verbete faz parte do Projeto Wikipédia da Cásper Líbero, explique o que você fez no verbete, qual dúvida e, MUITO IMPORTANTE, insira no topo da página de discussão o seguinte código: {{ Verbetes do PWU | disciplina = Ciência Política para RTV (Prof. João Alexandre Peschanski)| universidade = [[Faculdade Cásper Líbero]] | período = primeiro semestre de 2016 | projeto = Projeto Wikipédia da Cásper Líbero, mais informações [https://pt.wikipedia.org/wiki/Ensino:Faculdade_C%C3%A1sper_L%C3%ADbero/Ci%C3%AAncia_Pol%C3%ADtica_(R%C3%A1dio,_TV_e_Internet)_(2016) aqui] }} . Esse código vai fazer com que apareça uma vinheta na página de discussão como a que inseri no verbete sobre "Vereda da Salvação", aqui, que reproduzo abaixo (num trabalho de outro ano). Isso é uma forma de gerar mais simpatia de editores mais frequentes da Wikipédia em relação ao trabalho que você fez.
Exemplo de vinheta de identificação de sua contribuição com o Projeto Wikipédia na Cásper Líbero, a ser inserida na página de discussão do verbete com o qual estiver contribuindo.

FOTOS E DIREITOS DE USO


É ótimo que você insira imagens nos verbetes, mas tome cuidado com direitos de uso. Pesquise sempre antes no Wikimedia Commons para ver quais imagens já estão disponíveis. Se a imagem que você quer inserir não está disponível no Commons, verifique a licença e os direitos de uso da imagem. 


LINKS E MAIS LINKS


Tente linkar o máximo de conteúdo pertinente possível da própria Wikipédia no verbete com o qual você está trabalhando. A navegabilidade é uma função importante desse tipo de repositório de informação. Há centenas de links relacionados ao cinema e à televisão nacionais, alguns dos quais nós até já vimos e com os quais já colaboramos, e veja se é pertinente linkar esse conteúdo no seu verbete. Também insira seu verbete em categorias, geralmente no pé da página.

PESQUISA DE INFORMAÇÕES E REFERÊNCIAS


É sua responsabilidade a pesquisa de informações e referências a serem usadas como fonte neutra e independente.

Lembrem-se que o plágio (o copiar+colar) não é autorizado. É um dos problemas mais sérios que podem ser feitos na redação de um verbete e isso será controlado.

DÚVIDAS?


Entre em contato comigo pela página de discussão de nossa disciplina, aqui. Suas dúvidas podem ser úteis a outros/as estudantes. 

Se encontrar algum problema nessas longas instruções para a realização da tarefa final do Projeto Wikipédia, por favor, alerte-me, pois farei a correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário